Teclado mecânico bom e barato. Qual escolher?
Os teclados mecânicos vêm sendo uma tendência forte nos últimos anos. São peças que se caracterizam pela boa precisão e, em muitos casos, por visuais chamativos, com iluminação integrada. Lembro que, na primeira vez que li o termo “teclado mecânico”, associei a algo rústico, talvez de menor qualidade. Descobri que, na verdade, são praticamente o oposto: trazem tecnologia moderna, com mecanismos individuais abaixo de cada tecla que aumentam suas capacidades de reconhecer os toques. Esses mecanismos, chamados de switches, são identificados por cores e têm variados níveis de ruído e de resistência à pressão; ou seja, é possível escolher algo ao gosto do usuário.
Outra característica desse tipo de produto, infelizmente, não nos deixa felizes: o preço é mais elevado que os dos modelos tradicionais, os chamados “teclados de membrana”. Os mecânicos podem passar dos mil reais em suas variantes mais sofisticadas, embora essa faixa seja exagerada para usuários comuns. Indicarei abaixo alguns modelos USB, com layout ABNT2 (nacional), que unem preço moderado a bom desempenho, sendo opções de alto custo x benefício.
T-Dagger Bora: Marca que entrega qualidade muito boa e baixo custo, normalmente abaixo dos 200 reais. O Bora me parece uma ótima escolha para entrar nesse universo, já que inclui o principal de um mecânico: clique seguro, teclas precisas, bom feedback tátil. Escolha a versão com switch vermelho se quiser um pressionamento mais uniforme, rápido, com menos ruído (gamers tendem a preferir); escolha o switch azul para teclas que clicam ao serem pressionadas (digitadores gostam, é um switch icônico); ou ainda, escolha a cor marrom para algo intermediário entre as anteriores (minha preferida).
Comprar o T-Dagger Bora com switch vermelho
Comprar o T-Dagger Bora com switch azul
Comprar o T-Dagger Bora com switch marrom
Redragon APS: O diferencial aqui são as teclas de perfil baixo, que reduzem a distância percorrida por cada toque. É uma pedida interessante pra quem tem muito costume com teclados de notebook.
Comprar o Redragon APS com switch azul
Comprar o Redragon APS com switch marrom
Redragon Horus: Também tem perfil baixo. Fez sucesso no exterior e foi trazido para o Brasil recentemente, com layout ABNT2. Além da boa construção, oferece teclas multimídia em sua parte superior, e inclui até uma rodinha para ajuste do volume no sistema operacional, uma mão na roda. Possui boas sutilezas no design, como a conexão lateral do cabo USB-C, que tem plug em L.
Comprar o Redragon Horus (modelo branco) com switch azul
Comprar o Redragon Horus (modelo preto) com switch azul
Isso foi só o começo!
Naturalmente, as indicações dadas acima são a apenas a ponta do iceberg. Eu foquei em modelos “TKL”, que não têm as teclas numéricas dedicadas à direita – em meu ciclo de conhecidos, vêm sendo os preferidos. Mas é possível achar opções de tamanho completo dos mesmos teclados ou de similares. Por exemplo, ESTA é a versão maior do Redragon Horus. Espero ter dado uma luz inicial a quem estava perdido no assunto e querendo um primeiro exemplar.