Notebook para engenheiros e arquitetos trabalharem. Quais são boas opções?
Profissionais de engenharia e arquitetura costumam deixar comentários em meus vídeos sobre notebooks me pedindo dicas de bons modelos para trabalharem. Embora eu não consiga prever todo o fluxo dessas atividades, sei que envolvem softwares como AutoCAD, SketchUp e Revit no manejo dos projetos. Em termos dos recursos exigidos, são tarefas intermediárias ou moderadamente pesadas.
Os programas mencionados tendem a pedir processador médio e, em alguns casos, chip gráfico dedicado. Apesar de eu já ter visto arquitetos rodando-os em PCs simples, penso que é válido investir em algo “garantido”, um hardware que dê margem para casos mais intensos. Nesse cenário, uma categoria de computadores tem se mostrado super eficiente nos últimos anos: os notebooks para games.
Em resumo, essas máquinas costumam entregar componentes robustos, boas telas e teclados confiáveis, numa faixa de preço inferior ao que se pagava por workstations há alguns anos – guardadas as proporções referentes à inflação. Por isso, tornaram-se populares entre profissionais de engenharia, arquitetura, design gráfico, edição de vídeo, entre outros. Abaixo, listo alguns exemplos com boa relação entre custo e benefício.
1. Lenovo IdeaPad Gaming 3i com Core i5-11300H, 8GB RAM, 256GB SSD, tela de 15.6” Full HD WVA, teclado iluminado, GeForce GTX 1650 4GB, Windows 11. Essa seria a chamada “máquina gamer de entrada”, uma opção de base na categoria. Tem configuração superior às de notebooks para uso geral e preço moderado, normalmente em torno dos 4 mil reais. Destaca-se pelo visual sóbrio, todo preto, e pelo teclado preciso. A GeForce GTX 1650 ajudará muito em softwares que exijam um pouco mais do desempenho gráfico. Onde comprar: Amazon, KaBuM!
2. Lenovo IdaPad Gaming 3 com Ryzen 7-5800H, 8GB RAM, 256GB SSD, tela de 15.6” Full HD WVA, teclado iluminado, GeForce GTX 1650 4GB, Windows 11. É praticamente igual ao modelo anterior. A grande diferença está no processador, mais forte, que deverá ser de grande ajuda em tarefas que forcem esse componente. O preço tem variado entre 4 e 5 mil. Onde comprar: Amazon.
3. Acer Nitro 5 com Core i7-11800H, 8GB RAM, 512GB SSD, tela de 15.6” Full HD IPS, teclado iluminado, GeForce RTX 3050 4GB, Windows 11. Apesar de o famoso Core i7 chamar atenção, meu destaque vai para o salto no chip gráfico, que sobe um degrau e dá folga ao componente. O visual é mais “invocado”, menos discreto que o dos IdeaPad Gaming. Onde comprar: Amazon, KaBuM!
Os três notebooks citados têm em comum as telas do tipo IPS/WVA. Isso significa que elas têm cores mais vibrantes e apresentam muito menos distorção do que os displays dos chamados notebooks intermediários. É um aspecto que comumente passa batido pelos desavisados, até porque as telas de baixa qualidade (chamadas de “TN”) ainda são dominantes no Brasil – o público está, simplesmente, acostumado com elas.
Outro aspecto importante é o fato de que notebooks gamer possibilitam o aumento de memória RAM e armazenamento com certa facilidade. Nos modelos acima, por exemplo, seria possível adicionar mais 8GB e totalizar 16GB. Não é algo fundamental, mas ofereceria maior conforto para tarefas intensas ou para abrir programas em simultâneo. O detalhe curioso é: normalmente, sai mais barato adquirir um modelo com 8GB e expandir para 16 do que optar pela versão que já vem com os 16 de fábrica, quando ela existe.
Quer saber quando esses equipamentos estiverem em promoção?
Possuo grupos gratuitos no WhatsApp e no Telegram onde informo meus seguidores sobre promoções de eletrônicos que sejam realmente boas e SEGURAS. Indico apenas ofertas de lojas online confiáveis, um trabalho criterioso, sem mensagens inúteis. Pra participar, basta ter WhatsApp ou Telegram no telefone e tocar no link abaixo correspondente ao seu app escolhido: