OneOdio A10 Review: Headphones bluetooth acessíveis e convincentes
Onde comprar? Loja da OneOdio no AliExpress
Esta é a segunda vez que analiso headphones da OneOdio, fabricante chinesa que oferece produtos acessíveis e que, supostamente, entregam bons resultados. Eles me enviaram o A10, modelo com Bluetooth 5.0 que, seguindo a tendência recente, possui cancelamento ativo de ruído (ANC). Custa algo em torno dos 70 dólares e foi meu companheiro ao longo das duas últimas semanas.
A primeira impressão é positiva. Apesar do baixo custo, a fabricante incluiu na embalagem um bem-vindo estojo rígido. Os fones misturam metal e plástico num design contemporâneo agradável. Os botões de comandos são bem posicionados e têm um feedback de clique que é um pouco grosseiro, mas confiável. É uma peça totalmente articulada, o que, por um lado, proporciona conforto, mas por outro, causou minha principal ressalva: as tais articulações parecem relativamente frágeis.
Na cabeça, os A10 não ficam nem apertados e nem folgados, e esquentaram minhas orelhas apenas depois de uma ou duas horas em uso contínuo. Mas vamos direto ao que mais me interessava, a qualidade sonora. Adianto: os resultados até me surpreenderam. A OneOdio implementou um perfil de som que realça os graves, mas respeita médios e agudos de maneira bastante razoável. Se não é um som com o maior dos brilhos, ao menos apresenta uma suavidade inesperada para as frequências baixas.
O cancelamento ativo de ruído é mediano. Sem música tocando, consegue neutralizar sons como os de ventiladores ou o vento passando pela janela. Sons agudos escapam com maior facilidade mas, em conjunto com músicas tocando, o resultado é digno. Vale dizer que, curiosamente, o perfil de áudio que mencionei diz respeito à reprodução com ANC habilitado; ao desligá-lo, perde-se um pouco de sustentação.
A bateria foi satisfatória. Com bluetooth e ANC ligados, consegui mais de 20 horas de reprodução. Um ponto positivo é que também dá para usá-los de forma cabeada, sem consumir bateria… E a OneOdio foi feliz ao permitir que se faça uso do cabo em conjunto com o cancelamento de ruído, consumindo muito menos energia. Li por aí que os A10 podem chegar a 80 horas de autonomia nesse modo, ou a até 40 via bluetooth, mas sem ANC.
Esses não são fones com codecs de áudio avançados ou que tenham tecnologias dedicadas para gamers. Por isso, é possível que se sinta algum pequeno atraso no som em partidas de Free Fire, via bluetooth. Por outro lado, achei que, nessa configuração, o resultado em vídeos do YouTube e no Netflix foi satisfatório.
Colocando pontos positivos e negativos na balança, a verdade é que os OneOdio A10 foram uma agradável surpresa. A apresentação é boa, o som é digno e a bateria não deixa a desejar. A decisão pela compra envolve mais fatores, como a comparação com a concorrência – pagando-se um pouco mais, temos os competentíssimos Anker Q30, por exemplo, que são acompanhados por um aplicativo útil. De qualquer maneira, fico com uma boa impressão sobre a fabricante e me parece que sua proposta está dando certo.