A Tronsmart sabe fazer AirPods? Fones Onyx Ace – Review

Onde comprar? Loja oficial da Tronsmart no Ali Express

Os AirPods são fones de ouvido totalmente sem fio (True Wireless ou TWS) que, ame-os ou odeie-os, consolidaram este segmento de tecnologia. Não é surpresa que, em pouco tempo, um zilhão de fabricantes chinesas entregaram modelos similares com custo mais baixo. Uma delas é a Tronsmart, que chama minha atenção por já ter lançado produtos interessantes na área de áudio, testei alguns pessoalmente. Por isso, achei que seria justo avaliar os “Onyx Ace”, fones com alguma inspiração no modelo da Apple.

Há de se destacar que eles não tentaram criar uma réplica. O estojo, branco brilhante, e os próprios fones, têm suas peculiaridades no design, como as faixas cromadas. Ao tocar em todo o material, fica evidente que se trata de algo menos robusto que o encontrado nos fones premium de custo elevado. Os Onyx Ace são vendidos, atualmente, por algo entre 30 e 40 dólares nas lojas chinesas, então é justo. Ah: felizmente, já temos plug no padrão USB-C para carregamento.

O encaixe nos ouvidos é parecido com, basicamente, qualquer modelo do tipo earbud – esses que não têm borrachinha vedando o canal auricular. Eles meio que “flutuam” ali dentro. Por um lado, isso é menos intrusivo e agrada muitas pessoas. Por outro, os fones nunca parecem tão firmes para corridas, e a maior ventilação também prejudica a propagação de frequências graves.

Folgados ou pouco intrusivos? Você decide.

Quando comecei a ouvir música, entretanto, percebi que a Tronsmart os ajustou visando a contornar essa “abertura”. Os Onyx Ace claramente se esforçam para emitir mais graves, o que cria um áudio com algum corpo, é curioso. Há de se frisar, entretanto, que o som mais fechado destaca graves em detrimento de alguns médios e agudos. Alguns vão considerar esta uma emissão abafada, mas não é bem por aí, em minha percepção. Consegui ouvir um bocado de rock clássico sem sentir que guitarras e vozes sumiam – mas elas não são priorizadas.

Ainda sobre o som, uma boa surpresa me veio com os microfones: eles captam um áudio com bom peso, além de pouco metalizado. Achei acima da média nesta faixa de preço, e perfeitamente utilizável em videochamadas.

O sinal das cápsulas de manteve estável durante todo o meu uso e ambas sempre se conectaram ao smartphone em simultâneo, sem aquelas falhas chatas. Além disso, no aplicativo do YouTube, não percebi delay relevante entre imagem e som. Aconteceu algumas vezes de eu guardar os fones em seu estojo e eles continuarem conectados ao telefone, algo um tanto quanto chato, que exigiu que eu repetisse o processo.

“Estilo AirPods”

Cada cápsula possui área sensível ao toque para que se realizem os controles musicais, e eles fazem de tudo: passam e retornam faixas, chamam a assistente virtual e até mesmo alteram o volume. Alguns concorrentes baratos, como os Redmi AirDots 2 da Xiaomi, até hoje não realizam tudo isso. No geral, o funcionamento do produto é bom, embora em certas ocasiões o “touch” tenha sido ativado não intencionalmente quando eu tentei apenas ajeitar as cápsulas nos ouvidos.

A bateria é boa: com volume em cerca de 70%, consegui 4 horas e meia de audição contínua, e os estojos são capazes de prover umas 4 cargas adicionais. Foi suficiente para que eu os usasse por alguns dias antes de ter que levar à tomada.

No fim, minhas impressões sobre os Onyx Ace são boas. A construção não é das mais parrudas, eles têm pequenas falhas aqui e ali, mas não decepcionaram. São fones que devem agradar os fãs do estilo earbud que querem algo barato, mas sem miséria na execução. Os microfones decentes e a bateria apropriada são extras que eu não esperava. No segmento dos mais acessíveis, estes são “AirPods” até bem dignos.